Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal

Uma jornada de transformação que une ciência, espiritualidade e autoconhecimento.

A Pós-Graduação em Psicologia Transpessoal da UNIPAZ Chapecó vai além de uma formação acadêmica, é um convite para mergulhar em si mesmo, integrar saberes e despertar uma nova forma de ver e viver o mundo.

Com uma abordagem integrativa e humanista, este caminho é ideal para quem deseja atuar com sentido, profundidade e conexão.

Transforme sua prática. Transforme sua vida. Entre em contato para saber mais informações.

PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA TRANSPESSOAL 2025/ UNIPAZ CHAPECÓ


INVESTIMENTO

Inscrição:
R$80,00.
(Inclui Kit Apostila Unipaz Manual do Aprendiz).

MODALIDADES PGTOS: Pix – Transf. – Depósito.

PÓS GRADUAÇÃO:
Valores:
☆ À Vista:
R$7.020,00 c/7,5% de desc. = R$6.493,50.
☆ A Prazo:
R$7.020,00 até em 18 X.
(18 X R$390,00).
Pelo Sympla c/seus acréscimos.

EXTENSÃO:
Valores:
☆ À vista:
R$6.300,00 c/7,5 de desc. = R$5.827,50.
☆ A Prazo:
R$6.300,00 em até 18 X.
(18 X R$350,00).

Pelo Sympla c/seus acréscimos.

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🔺 PLANOS DESCONTOS:
✅ Aprendiz da Unipaz: Tem 10% de desc.
✅ Casal: 15% desc.
✅ Professor: 10% desc.


CORPO DOCENTE

ARLETE SILVÁ ÀCCIARI

Contexto, fundamentação e parâmetros da ética e valores na prática profissional da Abordagem Transpessoal.

Aspectos relevantes da aplicação da Psicologia Transpessoal às áreas de cuidado e desenvolvimento integral do ser humano no contexto terapêutico, psicoterapêutico, educacional e organizacional.

Doutora (2019) e Mestra (2014) em Ciência pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (FCM-UNICAMP). Psicóloga (1993) pela Universidade São Francisco (USF). Especialista em Psicologia Transpessoal (2006) pela Associação Luso Brasileira de Transpessoal (ALUBRAT). Especialização Internacional na Abordagem Integrativa Transpessoal pelo Centro Clínico Agharb (Portugal-2019). Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT), da Associação Brasileira de Pesquisa e Estudos em Transpessoal (ABRAPET) e da Associação Transpessoal Iberoamericana (ATI). Atua profissionalmente há 25 anos com o referencial da Abordagem Transpessoal nas áreas clínica (psicoterapeuta e supervisora) e educacional (docência, coordenação pedagógica e orientação de trabalhos acadêmicos). Ministra cursos e palestras. Tem como foco de estudo, pesquisa e publicação temas da Psicologia Transpessoal, Educação Transpessoal e Doença de Crohn, com artigos e livros publicados, entre os quais destacam-se: Abordagem Integrativa Transpessoal: Psicologia e transdisciplinaridade; Tratado de Psicologia Transpessoal e Perspectivas atuais em Psicologia.

Site: asapsicologiatranspessoal.com.br

Rede social: @asapsicologiatranspessoal

DORVAL DE ANDRADE TESSARI

Registro Profissional: Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul,

CRM: 16767

Formação Acadêmica

Medicina: Universidade de Caxias do Sul (1985)

Ginecologia e Obstetrícia: Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987)

Fundação das Pioneiras Sociais do Rio de Janeiro (1988)

Formação e Especialização:

Hipnose e Psicoterapia Ericksoniana pela The Milton H. Erickson Foundation, Inc. (1993, 1994)

Enfoque Holístico de la Salud y la Enfermedad com Dra. Adriana Schnake (2009)

Gestalt Terapia no Recriar (2019)

Qualificações Profissionais

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia:

Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (1988), RQE 6741

Associação Médica Brasileira (1989)

Experiência Profissional:

Coordenação:

Coordenador da Formação Clínica em Psicossomática no Recriar

Docência:

Ex-Professor de Psicofisiologia no curso de Psicologia da

Fundação Universidade de Caxias do Sul (1990 – 1994)

Professor da Pós-graduação da Faculdade Phorte em

Suicidologia

Autor:

Livro “TUDO TEM SENTIDO, INCLUSIVE O CÂNCER”

Cargos e Atividades Relevantes

Presidência:

Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática-RS (2016 – 2019)

Presidente da IV Jornada Gaúcha de Medicina Psicossomática (2017)

Presidente do XIX Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática (2018)

Secretariado:

Secretário Geral da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática-RS (2022 – 2025)

Habilidades e Competências:

Psicossomática Ginecologia

Hipnose e Psicoterapia Ericksoniana

GERSON LUIZ ZIMMER

Executivo com sólida trajetória de mais de 20 anos em empresas de tecnologia no Brasil e no exterior. Atualmente é CEO da NION Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, atuando no desenvolvimento de lideranças, implantação de planejamento estratégico Ágil, transformação cultural e estruturação de governança corporativa, a partir da abordagem sistêmica.

Principais Atividades e Experiências:

• CEO da NION Desenvolvimento de Pessoas e Organizações.

• Especialista em desenvolvimento de lideranças, atuando como palestrante, mentor, treinador e conselheiro em empresas de diversos segmentos.

• Atua como Especialista na abordagem sistêmica de Negócios, promovendo mudanças culturais e aplicando metodologias ágeis em processos de transformação organizacional.

• Conduz projetos de estruturação da governança corporativa alinhados ao planejamento estratégico organizacional.

• Atua com Mentoring para empresários e executivos, com foco especial em empresas familiares a partir da abordagem sistêmica.

• Conselheiro atuante em Conselhos de Administração.

Formação Acadêmica:

• Graduação em Administração e Direito.

• MBA em Marketing pela FGV.

• Pós-graduação em Gestão Empresarial.

• Pós-graduação em Psicologia Transpessoal pela ALUBRAT.

• Pós-graduação em Constelação Familiar pela Hellinger Schule.

Certificações:

• The Inner Game Coach Certification pela The Inner Game School – Tim Gallwey.

• Formação em DMP – Deep Memory Process com Roger Woolger.

• Certificação Internacional Cultural Transformation Tools, pelo Values Centre (Madrid/Espanha), com base no modelo de transformação cultural de Richard Barrett.

• Certificado como Conselheiro de Administração pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

• Master Trainer em PNL.

NELMA DA SILVA

Facilitadora de processos de ampliação de consciência nas dimensões individual, social e ambiental. Elabora metodologias inovadoras de aprendizagem para programas de transformação pessoal e coletiva desde 2004. Coordenadora pedagógica e facilitadora dos cursos de Psicologia Transpessoal, Transdisciplinaridade, Autogestão e Eneagrama da Unipaz São Paulo. Atua como coach em processos de transformação profissional com aplicação de instrumentos de Assesment e Mapeamento Pessoal. Interventora e Especialista em Diagnósticos e Compreensão de Cenários pelo Sistema TSER. 25 anos de experiência corporativa em implementação e gestão de projetos, desenvolvimento de equipes e lideranças. MBA em Dinâmica Organizacional e Gestão de Ambientes de Aprendizagem. Pós-graduada em Transdisciplinaridade e em Psicologia Transpessoal. Graduada em Pedagogia e Administração de Empresas. Diretora da Unipaz São Paulo e Vice-Reitora da Unipaz.

Ementa:

Educação Transpessoal: Um Percurso de Integração e Desenvolvimento Humano

A proposta formativa apresenta os fundamentos da Abordagem Holística Transdisciplinar da UNIPAZ, concebida por Pierre Weil, Roberto Crema e Jean-Yves Leloup, como um caminho de integração entre corpo, mente, emoções e espírito. A partir de uma perspectiva que une saberes interiores e exteriores, promove-se um processo educativo voltado à ampliação da consciência, à autotransformação e ao cuidado com as três ecologias: pessoal, social e ambiental. O módulo oferece um percurso vivencial e reflexivo, com foco no desenvolvimento integral do ser humano e na construção da cultura de paz.

Conteúdo Programático:

1. Fundamentos da Educação Transpessoal

2. Os Eixos do Saber e do Ser

3. As Três Ecologias

4. Metodologias Vivenciais e Caminhos de Integração

5. Educação como Transformação Pessoal e Coletiva ‎

Dr. Jörg Henri Saar

Formação acadêmica:

• Mestrado em Biologia – Universidade de Tübingen, U.TÜ., Alemanha

• Doutorado em Química Orgânica – Centre National de la Recherche Scientifique, CNRS, Paris, França

• Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, Brasil

Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Formação no segmento da Psicologia Transpessoal:

• Certified Professional Coach – Academia Brasileira de Coaching / Behavioral Coaching Institute

• Curso Programa de Estudos Avançados em Psicologia Transpessoal – UNIPAZ-SUL, Porto Alegre

• Curso Programa de Formação em Terapia com Estados Ampliados de Consciência – TEAC – UNIPAZ -SUL, Porto Alegre

• Curso: Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios – RENDER Capacitações, São Paulo

• Frequências de Brilho (Christine Day) – Curso de Maná e 5° Nível de Frequências de Brilho Terapeuta de Ámanae – Formado 2018 por Christine Day e Jesse Eustis

• Formado em Danças Circulares Sagradas (Triom / Renata Ramos / SP)

Atuação atual:

→ Sócio fundador e Diretor técnico da empresa UMWELT Biotecnologia Ambiental – (Blumenau/SC)

→ Diretor do Espaço Anicha – Eventos e Terapias Holísticas – Blumenau/SC

→ Professor da Unipaz Brasil em diferentes locais

→ Coach Profissional Certificado

→ Terapeuta Ámanae e de Frequências de Brilho

→ Grupo de Terapias em Estados Ampliados de Consciência

SEMINÁRIO

Stanislav Grof e os Estados Ampliados de Consciência 

Ementa:

Neste seminário procuro demonstrar algumas das muitas técnicas para atingir o Estado de Ampliação de Consciência, sua utilidade e principalmente, sua necessidade para o nosso bem-estar físico, emocional, mental e espiritual.

Os conteúdos teóricos apresentados serão aprofundados através de vivências. Serão abordados os seguintes temas:

– Pensar sobre: Vida, Realidade, Consciência

– Técnicas de Ampliação da Consciência

– Espiritualidade e Inteireza do Ser Humano

Objetivo:

A Psicologia Transpessoal faz amplo uso de técnicas e experiências em EACs nas terapias alternativas, como a Regressão, TVP, Respiração Holotrópica e outras vivências, onde se estabelecem conexões do cliente/paciente com o seu “‘imaginário”, isto é, sua capacidade de ultrapassar o “confinamento” das informações vindo da nossa mente racional.

Mensagens sutis como estas, provenientes do seu inconsciente pessoal e/ou coletivo, ao serem processadas, compreendidas e ressignificadas, contribuem para dissolver complexos e traumas adquiridos nas diferentes fases da vida e levam a um novo entendimento e construção de uma nova história de vida.

Bibliografia recomendada:

Basarab Nicolescu: O Manifesto da Transdisciplinaridade, Ed. Triom, SP, 1999

Stanislav Grof: Psicologia do Futuro Ed. Heresis, 2000

Stanislav Grof e Cristina Grof: Respiração Holotrópica: Uma nova abordagem de autoexploração e terapia, Ed. Numia, SP, 2010

Ervin Laszlo: A Ciência e o Campo Akáshico, Cultrix, SP, 2004

         

Elaine Marta Pavezi Raymundo

Mini Currículo

Psicóloga – CRP12-01887

Atuação como Psicoterapeuta:

  • Atendimentos individuais com adultos e adolescentes
  • Consultoria Familiar

Palestrante e Facilitadora de Grupos com foco em:

  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional
  • Motivação e Entusiasmo
  • Comunicação, Atendimento e Fortalecimento de Equipe
  • Facilitadora do Programa Educação Emocional para profissionais da Educação.
  • Facilitadora do programa Arte de Viver em Paz e A arte de Viver a Vida, desenvolvidos por Pierre Weil – Unipaz
  • Focalizadora (coordenadora) nas Turmas IX e XIII da Formação Holística de Base e também das Turmas 3 e 4 em Cuidado Integral Terapia da Inteireza no formato online, e da Formação em  Psicologia Transpessoal em Tubarão. .
  • Conselheira voluntária da Unipaz/SC, desde 2006.
  • Facilitadora dos Seminários:  A  Arte de Viver em Paz ,   o  AviConsciente,  a AviPlenitude, AviHarmonia e a AviPassagem,  e a  História da Psicologia e introdução a Psicologia Transpessoal.

Formação:

Psicóloga pela PUC do Paraná. Formação em Psicodrama, em Analise Transacional, Master em Neurolinguística, Especialização em Desenvolvimento e Comunicação Não-Verbal – Leitura Corporal, e Pós-graduada em  Transdisciplinaridade – Educação, Saúde e Cultura de Paz e em Psicologia Transpessoal.   Formação na FHB Formação Holística de Base , Cuidado Integral,  pela Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ-SC. Formação nas Artes de Viver a Vida e  Parteiras e Parteiros da Passagem – Tanatologia, e Formação em PsicoGenealogia. Vovó de plantão!

Espaço Terapêutico Excelência Emocional – ProprietáriaRua 901, 400, sala 606. Centro –  Balneário Camboriú SC.

Seminário – História, Fundamentos e Escolas da Psicologia e Introdução a Psicologia Transpessoal

EMENTA: Estudo da História da Psicologia, das suas origens, fundamentos e as escolas contemporâneas.

OBJETIVOS: Apresentar o desenvolvimento ao longo do tempo, das múltiplas áreas e diferentes abordagens do saber psicológico, supondo que a história possa servir de eixo de referência integrador dessas áreas e abordagens.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

– Explicitar o vínculo que as psicologias contemporâneas têm com seus respectivos contextos de origem e seu desenvolvimento ao longo do tempo.

– Demonstrar que as múltiplas áreas e diferentes abordagens do saber  psicológico podem ser integradas e ordenadas no eixo de referência da evolução histórica da psicologia.

– Provocar a reflexão em relação a cada uma das “escolas psicológicas”, os seguintes tópicos: antecedentes, contexto, criadores, problemas priorizados, objeto, métodos, contribuições, críticas, dissidentes e descendentes no mundo e o desenvolvimento da psicologia no Brasil.

– A diversidade de áreas da atuação do Psicólogo.

RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS:

1. O estudo da história da psicologia

2. A psicologia racional (pré-científica)

3. Influência da filosofia moderna sobre a psicologia

5. A crise da subjetividade moderna e a origem da psicologia científica

6. O estruturalismo

7. O funcionalismo

8. O comportamentalismo

9. A psicanálise

10. O humanismo

11. O cognitivismo

13. A Transpessoal

14. O Cuidado Integral e Terapia da Inteireza

15. A passagem

METODOLOGIA: Atividade docente: seminário com exposição dialogada, trabalhos/dinâmicas individuais e em grupo; delimitando as questões a serem desenvolvidas.

AVALIAÇÃO: Aplicação da ficha padrão da formação. E conceituação na lista de chamada dos aprendizes da Pós-Graduação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ARISTÓTELES. Acerca del alma. Madrid: Gredos, 1983.

________. A invenção do psicológico: quatro séculos de subjetivação (1500 – 1900). São Paulo: Educ./Escuta, 1992.

ASSAGIOLI, ROBERTO. Psicossíntese. Editora Cultrix, 1985.

CREMA, ROBERTO. Antigos e novos terapeutas: Uma abordagem transdisciplinar em terapia. Ed. Vozes, 2002.

CREMA, R. Pedagogia Iniciática – uma escola de liderança. Petrópolis,RJ: Vozes,2009.

CREMA, R. O Poder do Encontro – Origem do Cuidado. São Paulo: Tumiak Produções; Instituto Arapotty; Unipaz.

GAY, PETER. Freud: uma vida para nosso tempo. 2ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

FONSECA, FILHO. Psicodrama da loucura: correlação entre Buber e Moreno. São Paulo: Agora, 1980.

HARRIS, THOMAS. Eu estou Ok você está ok. Ed Arte Record, 1973.

KRISHNAMURTI, J. A importância da transformação. São Paulo, Cultrix 1972.

LELOUP, Jean-Yves e BOFF, L. Terapeutas do deserto, Petrópolis, Vozes, 1997.

Moreno, J. L. (s.d.). Psicodrama. S. Paulo: Ed. Cultrix.

PERLS, P. Gestalt-terapia explicada. São Paulo, Sumus, 1976.

SALDANHA, VERA. Psicologia Transpessoal: abordagem integrativa: um conhecimento emergente em psicologia da osnciencia, Ijuí: ed. Unijuí, 2008.

SHELDRAKE, R. Sete experimentos que podem mudar o mundo. São Paulo, Cultrix, 1995.

Terapeutas do deserto: de Fílon de Alexandria e Francisco de

Assis a Graf Durckheim / Jean-Yves Leloup, Leonardo Boff;

organização Lise Mary Alves de Lima; tradução

Pierre Weil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

Terapeutas do deserto: de Fílon de Alexandria e Francisco de

Assis a Graf Durckheim / Jean-Yves Leloup, Leonardo Boff;

organização Lise Mary Alves de Lima; tradução

Pierre Weil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

Terapeutas do deserto: de Fílon de Alexandria e Francisco de

Assis a Graf Durckheim / Jean-Yves Leloup, Leonardo Boff;

organização Lise Mary Alves de Lima; tradução

Pierre Weil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

SCHULTZ, D. História da psicologia contemporânea. São Paulo: Cultrix, 1991.

________ & SCHULTZ, S. H. História da psicologia moderna. 5ª ed. São Paulo, Cultrix, 1981.

WEIL, P. A arte de viver a vida. Brasília, Letraviva, 2001.

WEIL, P. A mudança de sentido e o sentido da mudança. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 2000.

WEIL, P. O corpo fala. Petrópolis, Vozes,s.d.

WEIL, P.  Normose: a patologia da normalidade, Petrópolis, RJ: Vozes 2011.

WILBER, K. A terceira onda.  Rio de Janeiro, Record, 1980.

Elaine Marta Pavezi Raymundo – Psicóloga – CRP12-01887

Julho/2025.

JAIRO SALLES

– Professor de Filosofia; Palestrante; Terapeuta; Arteterapeuta Reg. ACAT: 162/0820 Licenciado em Filosofia – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina Pós Graduado – Especialista em Arteterapia – Censupeg Pós Graduado – Especialista em Cuidado Integral – A Terapia da Inteireza – 5ª Força em Terapia – Unipaz / Censupeg Formação Holística de Base Unipaz SC; Terapeuta Social, Membro do CIT (desde 2012) – Colégio Internacional dos Terapeutas; Mestre em Reiki Sistema Usui de Harmonização Natural; Focalizador de Danças Circulares – Formação Unipaz SC; Docente Unipaz – Universidade Internacional da Paz Docente Instituto ZEN Ser Integral – Psicologia Transpessoal; Focalizador Turmas FHB e Cuidado Integral – Unipaz; Formação pela Global Accreditation Board for Coaching Facilitador “A Arte de Viver em Paz” Faciltador Palestras e Seminários em Cultura de Paz e Liderança e Gestão Circularcomportamentos visíveis, mas também as dinâmicas emocionais, relacionais e institucionais que o sustentam.

Seu trabalho integra práticas terapêuticas, espirituais e filosóficas, oferecendo caminhos de cuidado e transformação pessoal e coletiva. Atua em Terapias Integrativas e Complementares e Massoterapeuta desde 1993 e nas seguintes frentes:

Reiki (Sistema Usui)

Formação e atendimentos em todos os níveis, voltados à harmonização energética e ao cuidado de pessoas.

Arteterapia

Uso de práticas expressivas e simbólicas como ferramentas de autoconhecimento, escuta interna e regulação emocional.

Cartografias da Consciência

Acompanhamento terapêutico para mapeamento de vivências interiores, auxiliando processos de transformação e reintegração do ser.

Educação para a Paz

Promove cursos, vivências e rodas de diálogo voltadas ao cultivo da empatia, da escuta profunda, da espiritualidade e da convivência ética. Sua pedagogia se inspira em valores de paz ativa, cuidado mútuo e reconexão com a vida. Atua também com com a prevenção e o enfrentamento do bullying, abordando não apenas os comportamentos visíveis, mas também as dinâmicas emocionais, relacionais e institucionais que o sustentam.

Atuação Social

Desenvolve trabalhos junto a pessoas em situação de rua e populações em vulnerabilidade, oferecendo práticas de cuidado integral, apoio terapêutico e escuta humanizada.

Abordagem Filosófico-Simbólica

Seu trabalho é orientado por uma hermenêutica simbólica, inspirado nos arquétipos de Jung, na psicologia imaginal de James Hillman e nas tradições contemplativas. Jairo propõe uma escuta que considera a dimensão invisível da existência – o mundus imaginalis – como espaço real de experiência e sentido. Oferece cursos, vivências, palestras, atendimentos e formações. Seu compromisso é com o cuidado profundo da alma, o despertar da consciência e a construção de um mundo mais sensível, justo e integrado.

Seminário: O CORPO, TEXTO SAGRADO: Paisagens d’ Alma

Este seminário apresenta a abordagem “O Corpo – Texto Sagrado” desenvol-

vida pela psicóloga Lydia Rebouças e propõe a conscientização dos traumas

que ocorrem no desenvolvimento humano, denominados de as cinco Paisa-

gens d’Alma. Somos convidados a trabalhar nossos bloqueios e defesas to-

mando consciência do trauma e da etapa do desenvolvimento em que ocor-

reu, quais as repercussões no corpo e a tarefa de vida que pode ser acolhida

no processo alquimico de transformação cotidiana.

Facilitador: Jairo Salles – Professor de Filosofia; Palestrante; Especialista

em Arteterapia; Especialista em Cuidado Integral – A Terapia da Inteire-

za; Formação Holística de Base Unipaz SC; ; Terapeuta Social, Membro do

CIT – Colégio Internacional dos Terapeutas; Mestre em Reiki Sistema Usui de

Harmonização Natural; Focalizador de Danças Circulares; Docente Unipaz,

Docente Instituto ZEN Psicologia Transpessoal

ROBERTO CREMA

Psicólogo, Antropólogo e Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris-XIII. Formação em diversas escolas humanistas e transpessoais, criador do enfoque da Arte de Cuidar – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia. Coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional (1987), que impulsionou a criação da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ. Introdutor, no Brasil, da Formação Holística de Base, fundamentada na abordagem transdisciplinar (1989) e do Colégio Internacional dos Terapeutas (1992), que coordenou durante vinte anos. Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation (Escócia). Reitor da Universidade Internacional da Paz – Rede UNIPAZ. Autor e coautor de 40 livros.

CARTOGRAFIA DA CONSCIÊNCIA/INTEIREZA – DIMENSÕES DO ENCONTRO

A partir de uma ressignificação do Encontro transdisciplinar como a matriz do cuidado, um sistema aberto relacional envolvendo a dimensão pré-pessoal, com a pessoal e a transpessoal do microcosmo da inteireza humana, esta será uma jornada ou peregrinação centrada na escavação do nosso potencial de conexão inter e transdimensional.

As dimensões do Encontro constituem-se por esferas, climas e paisagens com diversos graus de sutileza e abrangência, em círculos concêntricos que se adentram da persona à sombra, ao inconsciente familiar, ao simbiótico, ao coletivo transexistencial, ao cósmico, até a acerada e numinosa ponta do angélico, fronteira entre o existencial e o Essencial.

Distintas e convergentes pegadas e digitais da totalidade do fenômeno humano implicadas na vastidão do Fenômeno Humano. Ninguém transforma ninguém e ninguém se transforma sozinho; nós nos transformamos no Encontro.

JEVERSON ROGÉRIO COSTA REICHOW

Psicólogo graduado pela Universidade Católica de Pelotas (1993). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Doutorado em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense nos cursos de Psicologia e Medicina. Membro do Programa de Pesquisas em Experiências Não Ordinárias e Estados Alterados de Consciência do Instituto de Psiquiatria da USP (PROEXP – IPq-HCFMUSP).

Coordena a Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade na UNESC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde e Espiritualidade, Psicologia Anomalística, Psicologia Transpessoal e Psicologia Corporal, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências anômalas e não-ordinárias, espiritualidade e religiosidade, estados alterados de consciência, diagnóstico diferencial entre experiências anômalas e transtornos mentais e psicologia corporal.

– EMENTA

Definição de Emergência Espiritual, Experiências Anômalas e Psicopatologia. Classificação das Emergências Espirituais, das Experiências Anômalas. Diagnóstico Diferencial entre Experiências Anômalas e Espirituais e Transtornos Mentais. 

– REFERÊNCIAS 

ALMEIDA, A. M.; CHIBENI, S. S. Investigando o desconhecido: filosofia da ciência e investigação de fenômenos “anômalos” na psiquiatria. Revista de Psiquiatria Clínica 34 (1) 8-16, 2007.

ALMEIDA, A.M.; LOTUFO NETO, F. Diretrizes metodológicas para investigar estados alterados de consciência e experiências anômalas. Revista de Psiquiatria Clínica 30 (1):21-28, 2003.

ALMEIDA, Angélica A; ODA. Ana Maria G. R; DALGALARRONDO, Paulo. O olhar dos psiquiatras brasileiros sobre os fenômenos de transe e possessão. Revista de Psiquiatria Clínica, v.34, (supl.1), p. 34-41, 2007. 

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION – APA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM V. Tradução de Maria Inês Côrrea Nascimento et al. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

CARDEÑA, Etzel; LYNN, Steven Jay; KRIPPNER, Stanley (orgs.).Variedades da Experiência Anômala: análise das evidências científicas. Tradução de Fátima Regina Machado. São Paulo: Atheneu, 2013.

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2.ed Porto Alegre: Artmed, 2008. 438 p.

DALGALARRONDO, Paulo. . Religião, psicopatologia & saúde mental. Porto Alegre: Artmed, 2008. 288p.

GROF, Stanislav; GROF, Christiana. Emergência espiritual: crise e transformação espiritual. São Paulo: Ed. Cultrix, 1997. 266 p.

GROF, Christiana; GROF, Stanislav. A tempestuosa busca do ser (the stormy search for the self). 10.ed São Paulo: Ed. Cultrix, 1998. 261p.

KOENIG, Harold G. Religião, espiritualidade e psiquiatria: uma nova era na atenção à saúde mental. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 34(supl. 1), p. 5-7, 2007.

MENEZES Junior, Adair de; MOREIRA-ALMEIDA, Alexander. O diagnóstico diferencial entre experiências espirituais e transtornos mentais de conteúdo religioso. Revista de Psiquiatria Clínica 36(2) 75-82, 2009.

Reichow, J. R. C. Estudo de Experiências Anômalas em Médiuns e não Médiuns: Prevalência, relevância, diagnóstico diferencial de transtornos mentais e relação com qualidade de vida. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia Social). Área de Concentração: Psicologia Social e do Trabalho – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo. 

 

Patrícia Pinna Bernardo

Psicóloga (USP); Arte-educadora (FAAP); Arterapeuta; Mestre em Psicologia Clínica (PUC); Dra em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP); Pós-dra em Mitologia Criativa e Arteterapia (USP); Coordenadora da Pós-graduação em Arteterapia de Abordagem Junguiana em Nazaré-Uniluz, e da Pós-graduação em Mitologia, Mitodrama e Psicologia Junguiana (FASAMAR). Autora da coleção: A Prática da Arteterapia – correlações entre temas e recursos (6 volumes) e da Série Jogos Arteterapêuticos (2 volumes).

 

 

 

 

Lydia Rebouças

Educadora e Cofundadora da UNIPAZ no Brasil (1987).
Psicóloga e Mestra em Psicologia com 40 anos de experiência na área clínica.
Criadora da Formação Cuidado Integral/ Terapia da Inteireza, em parceria com Roberto Crema.
Foi introduzida na Tanatologia por Pierre Weil. Facilitadora das rodas “Conversando sobre a Morte” e do seminário “A Arte de Viver a Passagem“.
Criadora do curso Parteiras e Parteiros da Passagem/Unipaz. Escritora, jardineira, bordadeira, peregrina, atriz, velejadora, remadora e aprendiz da Arte de Viver e de Morrer.

Tanatologia: educando para a morte

Objetivo
Compreender e ampliar a visão sobre a morte e morrer, com humanismo aberto

Temas que serão abordados

. Visão ocidental e oriental da Morte
. O medo da morte/ O medo da Vida
. A Impermanência
. Descobertas da Psicologia Transpessoal
. A visão tibetana: Samsara e Nirvana
. O preparo para o momento da passagem
. Qualidade de morte
. Enraizamento e abertura ao desejo da Vida
. Parteiras e Parteiros da Passagem

Denise Aparecida de Almeida Benelli

Fisioterapeuta, Professora Universitária(desde 2000), Professora do Curso de Medicina (UNC), Pesquisadora  das Práticas Integrativas e Complementares da UnC, Diretora de Campus UNC/ Concórdia, Pós Graduada  em Fisiologia, Gerontologia e  Neurologia Infantil, Mestre em  Ciências da Saúde Humana pela UnC com ênfase em Neurociências  do Comportamento , Terapeuta Holística pela Universidade Internacional da Paz, Formação e aperfeiçoamento em  Danças Circulares, Formação em Yôga, Qualificação Internacional Reiki Master Japonês Usui, Osho Neo-Reiki e Kahuna,, Facilitadora da UNIPAZ   Pós Graduação em Psicologia Transpessoal Santa Catarina, Formação e Aprofundamento em  Constelação Sistêmica  Familiar   pela Universidade de Caxias do Sul.Formação em Pedagogia Sistêmica pelo Instituto Anauê Teinô. Aprofundamento em Exercício Sistêmico, Aprofundamento em Bonecos e âncoras, Ipê Roxo de Florianópolis, Aprofundamento em Constelações Familiares na Água e Psicogenealogia, Palestrante  de Inteligência Emocional Sistêmica. Professora e Facilitadora da Formação em Constelação Sistêmica Familiar nível Básico e Avançado.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Transpessoal
Incentivar e orientar na adoção de um comportamento científico na busca do conhecimento, que possibilite ao aluno planejar e desenvolver um projeto de pesquisa transpessoal, baseado no conhecimento adquirido no decorrer dos módulos. Conceituar ciência e conhecimento científico e descrever suas características, identificando as etapas do método científico e caracterizar os passos do processo de pesquisa transpessoal.

Dr. Juarez Francisco da Silva (Juarez Gurdjieff)

Doutorado em Educação

Mestre interdisciplinar em Organizações e Desenvolvimento

Mestre em Teologia

Especialista em Psicologia Analítica e Religiões Oriental e Ocidental

Especialista em Psicologia das Organizações e do Trabalho

Especialista em Psicologia Corporal

Especialista em Gestalt psicologia

Especialista em Psicologia Organizacional

Especialista em Psicopedagogia

Consultor Organizacional em Talentos Humanos e Orientação de Carreira

Mentoring para executivos e educação corporativa

Professor em Pós-graduação

Psicoterapeuta Clínico

Facilitador de Grupos Morada das Tradições (moradadastradicoes.com.br)

EMENTA:

Promover diálogos pertinentes sobre a jornada de autodescoberta e transformação, padrões arquetípicos que são mobiliados pelo processo de busca pelo significado da vida, de acordo com os princípios do Mito do Herói integrado ao conceito da psicologia transpessoal.

METODOLOGIA DE ENSINO:

Aula expositiva com a utilização de recursos audiovisuais.

Roda de conversa com o grupo para integrar informações e experiências relacionadas ao assunto.

Sugestão de leituras e pesquisas.

MATERIAL DIDÁTICO – EAD:

Equipamento compatível com o modelo de aula EAD e software respectivo.

Indicado que o estudante esteja em ambiente adequado para manter sua atenção e evitando dispersão.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, 2007. Vol. I, II E III.

CAMPBELL, Joseph. Mitos de luz: metáforas orientais do eterno. Porto Alegre: Madras, 2007.

CAMPBELL, Joseph. Tu és isso; transformando a metáfora religiosa. Tradução: Marcos Malvezzi Leal. São Paulo: Madras, 2003.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Tradução: Carlos Felipe Moises. São Paulo: Palas Atena, 1990.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução: Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix, 2010.

CAMPBELL, Joseph. As máscaras de Deus. Tradução: Carmen Fischer. São Paulo: Palas Atena, 2004.

DA SILVA, Juarez Francisco. Exercícios espirituais para educadores de si e dos outros. Appris: Curitiba, 2021.

DEL NERO, Henrique Shutzer. O sítio da mente. São Paulo: Colleguim Cognitivo, 1997.

EDINGER, Edward F. Ego e arquétipo. São Paulo: Cultrix, 1972.

FREUD, Anna. O ego e os mecanismos de defesa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

GURDJIEFF, Georges Ivanovitch. Em busca do ser. Tradução: Marcelo Borges. São Paulo: Pensamento, 2017.

GURDJIEFF, Georges Ivanovitch. Encontro com homens notáveis. São Paulo: Pensamento, 1997.

GURDJIEFF, J. E o lobo uivou para a águia: espiritualidade como prática de vida. Nova Petrópolis: Luz da Serra, 2010.

GURDJIEFF, Juarez. Revelações e o sagrado no xamanismo: Sobre sonhos, os animais do totem, os rituais, os instrumentos e artefatos, e as principais iniciações. São José: Totem Talentos, 2017.

JUNG, Carl Gustav. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro. Nova Fronteira: 1998.

JUNG, Carl Gustav. AION-Estudos sobre o simbolismo do si-mesmo. Petrópolis. Vozes: 1990.

JUNG, C. G. Símbolos da Transformação. Tradução: Eva Stern. Petrópolis: Vozes, 2011.

JUNG, Emma. Animus e Anima. Tradução: Dante Pignatari. São Paulo: Cultrix, 2006.

NICOLESCU, Bassarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999.

ORNSTEIN, Robert. A evolução da consciência. São Paulo: Best Seller, 1991.

OUSPENSKY, P. D. Psicologia da evolução possível ao homem. Tradução: Eleonora Leitão de Carvalho. São Paulo: Pensamento, 2009.

RING, Kenneth; WEIL, Pierre; DEIKAMAN, Arthur. Cartografia da consciência humana. Petrópolis: Vozes, 1978.

SALDANHA, Vera. A psicoterapia transpessoal. Rio de Janeiro: Record, 1999.

SALES FILHO, Nei Alberto. Cultura de paz e educação para a paz: olhares a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin. Tese de doutorado em educação. Orientadora: Prof. Drᵃ Silvia Christina Madrid Finck. Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, 2016.

WALSH, Roger; Vaughan, Frances. Além do ego: dimensões transpessoais em psicologia. São Paulo: Cultrix, 1991.

Jorge Trevisol

Formado em filosofia, teologia e psicologia. Tem mestrados em psicologia e em espiritualidade pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma – Itália. É doutor em Educação pela PUC de Porto Alegre. É psicoterapeuta, palestrante, escritor, cantor e compositor.

Escreveu Amor, mística e angústia; O reencantamento humano; Educação Transpessoal; O despertar da Atenção; Segredos da Interioridade; A ferida Original e Labirintos da Alma. Tem vários CDs gravados com temas ligados à psicologia do profundo e espiritualidade e à visão transpessoal da vida. Professor da Universidade Internacional da Paz (Unipaz), na área de Educação e Consciência. Membro docente da Faculdade Machado de Assis (Fema). Atualmente mora na serra gaúcha onde, com sua esposa coordenam o Centro Holoikos de Educação Integral.

 

Rachel Kleinubing

Especialista em Eneagrama, Liderança e Comunicação. Membra do CIT – Colégio Internacional de Terapeutas.
Pós-graduações em: Psicologia Transpessoal (Unipaz); Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness (Puc) ; Gestão do Conhecimento Organizacional (Udesc) Marketing (FGV), Liderança, Coaching e Gestão de Equipes (Puc) com formações na abordagem Transdisciplinar Holística (FHB Unipaz), Dança Circular (Giramor) e em Mandala Terapêutica (Ceimas). Facilitadora da Arte de Viver em Paz Unipaz.

É a Criadora do Eneagrama Essencial, uma abordagem que dá ênfase para o desenvolvimento dos potenciais humanos a partir do autoconhecimento e da autoliderança, tendo conduzido mais de 700 horas de cursos, imersões e seminários de Eneagrama presenciais e on-line, para grupos abertos e programas empresariais no Brasil. Co-autora do livro Coaching com Eneagrama.
Há 12 anos atua como facilitadora de autoconhecimento e desenvolvimento de lideranças com base no Eneagrama. Membra profissional acreditada e conferencista da IEA Brasil (Associação Internacional de Eneagrama).

EMENTA:

Neste seminário os aprendizes serão apresentados ao sistema do Eneagrama, como uma ferramenta transpessoal de autoconhecimento e autodesenvolvimento.
O Eneagrama é um sistema psico-espiritual que oferece um entendimento amplo e ao mesmo tempo específico sobre as motivações e os comportamentos humanos, a partir da união entre sabedorias milenares e da psicologia moderna. Com uma abordagem transpessoal holística, voltada para o reconhecimento do ser humano como uma essência divina, o seminário se propõe a ampliar a compreensão e a compaixão dos aprendizes sobre si mesmo e sobre as outras pessoas.

Com exposição teórica, vivências e partilhas, será facilitado o diagnóstico de perfil individual dos aprendizes, enquanto desvendam as características principais de cada tipo: essência, virtudes, dons e também suas paixões, medos, crenças principais, mecanismos de defesa e potencial de crescimento e integração da essência /virtude que cada um traz para contribuir com este mundo. Este seminário abrirá uma preciosa janela para olhar para dentro de si e também para observar o outro com mais entendimento, exercitando a flexibilidade e a empatia.

OBJETIVO GERAL:

– Apresentar aos participantes o Sistema do Eneagrama como um método transpessoal de autoconhecimento.

– Apresentar a abordagem do Eneagrama Essencial, que permite o reconhecimento do Ser Humano em suas dimensões de Essência e Personalidade, indo além da identificação de suas máscaras e mecanismos de defesa e apontando caminhos de desenvolvimento e reintegração com a essência.

– Ampliar a capacidade de compreensão dos diversos perfis de indivíduos e suas motivações

– Desenvolver a empatia e a compaixão consigo mesmo e com os outros.

TÓPICOS:

– História do Eneagrama: De Pitágoras e Gurdjieff até o eneagrama moderno

– As Leis Matemáticas contidas no Símbolo

– Os Centros de Inteligência: Mental, Emocional, Instintivo

– As 9 Essências e as 9 grandes Virtudes Humanas

– Como se Forma a Personalidade
– Os 9 Tipos de Personalidade

– Diagnóstico de Perfil de Personalidade

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

RISO, DON RICHARD E HUDSON, RUSS; A Sabedoria do Eneagrama. Editora Cultrix.

HORSLEY, MARY; O Eneagrama do Espírito. Editora Pensamento Cultrix.

CURSINO, NICOLAI; Eneagrama para Líderes. Editora Qualitymark.

EBERT, ANDREAS; A Espiritualidade do Eneagrama; Editora Vozes.

CUNHA, DOMINGOS; Crescendo Com o Eneagrama na Espiritualidade; Editora Paulus.

CUNHA, DOMINGOS; Quem é Você – construindo a pessoa à luz do Eneagrama; Editora Paulus.

CURSINO, NICOLAI; BATISTA, ANDRÉ; ROMA, ANDRÉA; (Organizadores); Coaching com Eneagrama. Editora Leader.

CHESTNUT, BEATRICE; O Eneagrama Completo; Editora Goya.

CUNHA, DOMINGOS; Coleção Eneagrama da Transformação; Editora Karuá

CURRÍCULO

FACILITADORA RACHEL KLEINUBING

    • Criadora do Programa Caminhos do Eneagrama Essencial.
    • Membro profissional certificada pela IEA – Associação Internacional Eneagrama – Brasil.
    • Membro do CIT – Colégio Internacional de Terapeutas.
    • É Coautora do livro Coaching com Eneagrama, da Ed. Leader, 2017.
    • Facilitadora de Autoconhecimento e Autoliderança, tendo acompanhado mais de 600 pessoas em jornadas de desenvolvimento pessoal e profissional.
    • Instrutora de cursos, workshops e imersões presenciais, on-line e in company desde 2015,
    • Atua em empresas, conduzindo programas de Desenvolvimento de Lideranças e Equipes
    • Uma eterna aprendiz da Unipaz!


Currículo Acadêmico:

Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo, MBA em Marketing FGV.
MBA em Gestão do Conhecimento Organizacional UDESC
Pós-graduação em Psicologia Transpessoal Unipaz

Pós-graduação em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness PUC/PR
Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas PUC/RS

Formações:
FHB – Formação Transdisciplinar Holística Unipaz

Formação como Facilitadora da Arte de Viver em Paz Unipaz.

Formação TTDH – Treinadora em Desenvolvimento Humano/Iluminatta.

Formação em Mandala Terapêutica/CEIMAS.

Formação em Danças Circulares/GIRAMOR.

Formação em Renascimento à Luz do Eneagrama/FORESH.

Cursos e Formações em Eneagrama:

Eneagrama das Personalidades, Caminhos de Desenvolvimento, Subtipos, Instintos,
Eneagrama Empresarial Avançado, Eneacoaching, Eneagrama para Terapeutas, Eneagrama e os Relacionamentos, Eneagrama da Essência, Padrões Respiratórios dos tipos, Eneagrama na Educação Infantil, Eneagrama e Soluções Eficazes de Assessment. Eneagrama Sulfi.

Palestras e docência
Palestrante no Congresso Brasileiro de Eneagrama da IEA nas edições de 2021, 2023 e 2025.

Professora da disciplina de Psicologia Transpessoal na Pós-Graduação em Metodologias de Desenvolvimento Humano, Faculdade Católica de Joinville/SC, nas turmas de 2022 e 2023.

Professora do módulo de Eneagrama nas Pós-Graduações em Psicologia Transpessoal da Unipaz Baixada Santista/SP e Unipaz Rio de Janeiro/RJ (2021.